quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Marilyn Numerisé de Yvaral na Art Rio 2012


Um dos destaques da Art Rio, que começa amanhã, dia 13, no Píer Mauá no Rio de Janeiro, a obra “Marilyn Numerisé”, do francês Jean Pierre Vasarelly - conhecido como Yvaral será exposta pela galerista carioca Eliana Benchimol.


A tela, feita em 1994, faz parte de uma série de retratos feitos pelo artista com a técnica conhecida como "arte numérica". O objetivo do estilo é usar regras matemáticas ou algorítmos, para compor fotografias em padrões geométricos, de forma a criar uma imagem reconhecível de longe, e abstrata de perto. A técnica foi criada por Yvaral em 1975. Hoje em dia, é relacionada à obras criadas em programas de edição de imagens, uma vez que o artista usava computadores para processar, digitalmente, as imagens.

O retrato de Marylin foi exibido pela exposição itinerante "Los Cinéticos", que teve início no Museu Reina Sofia, em Madrid, na Espanha, e, em 2007, chegou ao Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A série foi eleita a melhor de toda a exposição daquele ano, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.

O quadro estará exposto no Armazém 2 da feira. Não perca!

Beijos!

5 comentários: